Linhas

Linha 1: Games como Patrimônio da Humanidade
Linha 2: Games como Documento Arquivístico
Linha 3: Games na Ciência da Informação
Linha 4: Desafios para preservação digital da Memória Lúdica
Linha 5: Boas práticas para preservação digital de Games

Descrição das linhas

L1. Games como Patrimônio da Humanidade

Na última década do século XX, o Programa Memory of the World (1992), enfatizou a urgência de salvaguardar o patrimônio documental da humanidade para as gerações futuras. Consolidando esses esforços institucionais e científicos, a UNESCO estabeleceu, em 2003, as Diretrizes para a Preservação do Patrimônio Digital. Alinhada a esse panorama, esta linha de pesquisa investiga como a Memória Lúdica e suas expressões (Games) são compreendidas enquanto patrimônio material e imaterial por instituições de memória, analisando o cenário nacional e internacional.

L2. Games como Documento Arquivístico

Esta linha de pesquisa investiga as condições de cientifização e institucionalização das expressões lúdicas, partindo da premissa de que a preservação efetiva da memória lúdica requer o reconhecimento dos Games como documentos arquivísticos por instituições de memória e profissionais da Ciência da Informação, Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia. A investigação busca levantar e analisar iniciativas nacionais e internacionais que justifiquem o estatuto documental dessas manifestações, fundamentando sua legitimação como patrimônio para a implementação de políticas de gestão de documentos que mitiguem o risco de descarte e assegurem sua longevidade. Ao tratar o lúdico como objeto de informação e prova de atividades humanas, a pesquisa visa estabelecer diretrizes metodológicas que garantam a transposição dessas fontes para acervos custodiados, salvaguardando-as como herança cultural e testemunhos históricos essenciais.

L3. Games na Ciência da Informação

L4. Desafios para preservação digital da Memória Lúdica

A preservação digital de games no Brasil enfrenta desafios multidimensionais, que abrangem desde a infraestrutura tecnológica até limitações institucionais e políticas. Embora existam iniciativas voltadas aos jogos modernos, observa-se uma concentração em parcelas restritas da produção lúdica, resultando na marginalização de expressões tradicionais e folk games. A obsolescência tecnológica acelerada de softwares, hardwares e formatos impõem, ainda, riscos críticos de incompatibilidade, exigindo estratégias contínuas de migração e emulação que, frequentemente, esbarram na escassez de recursos. Somado a isso, a ausência de políticas públicas articuladas e a carência de diretrizes específicas para a memória lúdica dificultam a atuação coordenada entre arquivos, bibliotecas e museus, comprometendo a sustentabilidade das ações de salvaguarda. A desvalorização social do jogo como objeto de preservação contribui para sua exclusão dos acervos oficiais. Assim, superar esse cenário exige o reconhecimento dos games como documentos arquivísticos e patrimônio cultural, integrando-os sistematicamente às estratégias nacionais de preservação digital para garantir sua longevidade e acesso.

L5. Boas práticas para preservação digital de Games

A linha 5 investiga a aplicação de metodologias, modelos e padrões internacionais de preservação digital e curadoria da informação, visando garantir a autenticidade e a longevidade de acervos da memória lúdica em suportes eletrônicos e digitais. O escopo abrange o estudo de estratégias de custódia frente à obsolescência tecnológica (emulação, migração e encapsulamento de dados) em conformidade com a normalização internacional (por exemplo: normas ISO 14721 (OAIS), ISO 16363 e ISO 21000), aplicadas às especificidades dos games, jogos tradicionais virtualizados e folk games digitais. A pesquisa foca no desenvolvimento de diretrizes para a gestão de riscos e descrição arquivística por meio de ferramentas e sistemas como LOCKSS, Archivematica, AtoM, DAR, Hipatia, Tainacan entre outros, assegurando que as expressões lúdicas, enquanto documentos complexos, permaneçam acessíveis e íntegras como patrimônio informativo e cultural para as futuras gerações.

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora